domingo, 2 de agosto de 2009

O encanto do Egito

















Preciso confessar que nunca fui muito fã das aulas de história,mas tem um assunto que sempre me fascinou bastante nessas aulas que eu nunca fui muito fã,não que eu não ache a matéria interesante,mas sim o fato de não gostar muito de ler e tão pouco conseguia decorar todas aquelas datas e nomes importantes.Sei que estamos passando por um momento em que a maioria da população está preocupada em aprender a cultura da Índia,pelo simples fato da influência de uma novela global,mas como não acho a história desse país em destaque no momento tão interessante como a história do Egito,resolvi escrever um pouco sobre esse país interessante.
Localizado no norte do continente africano,possui o maior deserto quente do mundo(Antártica é o maior deserto do mundo,mas gelado),dentro do seu território conseguimos presenciar vários monumentos históricos(pirâmides e esfinges).Pelo fato de ser formado por um deserto,acabou dando-se uma grande importância para o rio Nilo,pois era utilizado como via de transporte,além de utilizarem as águas para beber,pescar e fertilizar as margens,favorecendo assim a agricultura.














A sociedade egípcia era dividida por várias classes,sendo que a autoridade maior era dos faraós(eram considerados como deuses).A escrita(hieróglifos) também foi um fato de extrema importância para a população egípcia,pois permitiu a divulgação das suas idéias,comunicação e controle de impostos.A principal fonte de renda era a agricultura gerada as margens fértis do rio Nilo.














Os egípcios eram politeístas,ou seja,acreditavam em varios deuses.Por acreditarem na vida após a morte,optavam por mumificarem os corpos dos faraós mortos e guardavam nas pirâmides,junto com as múmias eram colocadas alguns objetos como jóias.Entre os mais importantes e famosos faraós está Tutankamon,sendo ele guardado por muitos anos com vários tesouros,além de estar coberto com uma máscara de ouro e pedras preciosas.Muitos animais também eram considerados sagrados,vou citá-los cada um e o motivo pelo qual era considerado sagrado:chacal(esperteza noturna),gato(agilidade),carneiro(reprodução),jacaré(agilidade nos rios e pântanos),serpente(poder de ataque),águia(capacidade de voar),escaravelho(ligado a ressurreição).
Entre os monumentos destacam-se as pirâmides de Gizé,construídas com blocos de pedras que pesavam toneladas,entre elas a mais importante é a Quéops(construida em 23 anos).Além das pirâmides existem algumas esfinges.
Sei que não coloquei tudo aqui,pois a história desse local é muito fascinante e grande,teria que fazer muita pesquisa afinal não sei a história toda ainda,mas o pouco que aprendi coloquei aqui com a ajuda de algumas pesquisas em alguns sites é claro.Caso tenha o interesse em conhecer mais é só falar que passo algumas fontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Sou uma pessoa que gosto de expressar minhas idéias